Loading...
Ruínas
Ruínas
  • Temporada: 6 a 16 Janeiro de 2016
  • Local: Teatro São Luiz
  • Temporada: 20 a 24 Janeiro de 2016
  • Local: Teatro do Bairro
Sinopse

Quatro mulheres fugidas da guerra vivem e trabalham num bar-bordel, na fronteira do Congo, onde Mama Nadi - a matriarca - negoceia comida, tabaco, perfumes, bebidas e sexo com um caixeiro viajante. Um texto inspirado nas histórias reais de seis mulheres congolesas, entrevistadas pela autora num campo de refugiados no Uganda. Um cenário de tragédia e ruína, num musical também cheio de esperança e de amor, que dignifica a resistência destas mulheres de forma exemplar. “Ruined” foi premiado com o Pulitzer em 2009.
“Assim que li este texto, percebi que tinha de o encenar. Senti que sempre me tinha pertencido, que tinha a missão de pô-lo em cena, quanto mais não seja porque nasci num tempo e num país (Angola) em guerra. Do elenco fazem parte também cantores e atores com histórias pessoais de fuga à guerra. Só assim faria sentido.”
António Pires
“O principal compromisso de ‘Ruined’ é celebrar e examinar o espectro da vida humana em todas as suas complexidades: o sagrado com o profano, o transcendente com o letal, o egoísmo com a generosidade. Lynn tem o génio de olhar para momentos de profunda rutura, testemunhando o caos, absorvendo o dano e depois sintetizá-los numa narrativa que nos mostra como somos capazes de muito mais.”
Kate Whoriskey
encenadora da versão de estreia em Nova Iorque, que acompanhou Lynn Nottage em África

  • Ruínas
  • Ruínas
  • Ruínas
Ficha Técnica

Título Original: Ruined; Texto: Lynn Nottage; Tradução: Mariana Wallenstein; Letras: Kalaf; Encenação: António Pires; Com: Adriano Diouf, Cheila Lima, Daniel Martinho, Elizabeth Pinard, Fernando Nobre, Filipe Raposo, Giovanni Lourenço, Gueladjo Sané, João Araújo, Matamba Joaquim, Maxime Nemorin, Mistah Isaac, Rafael Fonseca, Selma Uamusse, Timóteo Tiny, Zia Soares e James dos Reis (intérprete substituto); Música original: Filipe Raposo; Direcção do coro: Carlos Ançã; Desenho de som: Paulo Abelho; Desenho de luz: Vasco Letria; Cenografia: João Nunes, Inaki Zoilo; Figurinos: Luís Mesquita; Designer para Figurinos Africanos: Teresa Samissone; Mestra Costureira: Rosário Balbi; Construção de cenário: Fábio Paulo; Assistente de encenação: Diogo Xavier; Assistentes de guarda-roupa: Neuza Lopes, Vitória Raminhos;Ilustração do cartaz: Joana Villaverde; Comunicação: Isabel Marques; Direcção de produção: Manecos Vila-Nova; Administração de produção: Ana Bordalo; Produtor: Alexandre Oliveira; Co-produção: Ar de Filmes / Teatro do Bairro e São Luiz Teatro Municipal em colaboração com o Teatro Griot . M/12

Ar de Filmes

Rua Nova de São Mamede, 35, 4ºesq
1250-172 Lisboa, Portugal

Telefone: +351 213 420 810
Chamada para a rede fixa nacional

Telemóvel: +351 918 570 774
Chamada para rede móvel nacional

Email: ardefilmesgeral@gmail.com

Site: ardefilmes.org

Teatro do Bairro
Institucionais
Redes Sociais

yt

yt