Loading...
La Valse
La Valse
  • Estreia: 2012
Sinopse

I. No início de 1920, depois de meses de total isolamento na casa de campo de um amigo, em Ladras, situada a cerca de 400 km a sudoeste de Paris, Maurice Ravel termina finalmente a orquestração de “A Valsa, Poema Coreográfico”, encomenda de Sergei Diaghilev para os Ballets Russos. É o regresso do artista à grande composição depois de anos improdutivos causados tanto pelos terríveis anos da Grande Guerra como pela morte da mãe que, segundo ele, era a única razão da sua existência. Muitos anos depois, seria escrito sobre a obra: “mais do que uma homenagem à valsa, é uma ácida reflexão sobre os traumáticos anos do pós-primeira Guerra Mundial na Europa” ou “ ao mesmo tempo, uma metáfora sobre a civilização europeia do pós-guerra e uma narrativa que desenha o nascimento, a decadência e a destruição de um grande género musical: a valsa”. E, no entanto, na Primavera de 1920, Sergei Diaghilev recusou a obra. Ofendido, Ravel cortou relações com o director artístico e empresário russo. Diaghilev chegou a desafiá-lo para um duelo, que amigos de ambos impediram. Nunca mais se falaram, nunca mais se viram.

II. 2012. Sete dezenas de bailarinos da Companhia Nacional de Bailado (CNB), conduzidos por dois solistas (o HOMEM e a MULHER), são os personagens que vão atravessar e desafiar os males que hoje ameaçam a Europa tanto como há cem anos atrás. Desagregação e motins, desemprego e tragédia dos refugiados, miséria e revolta, extremismos políticos e desorientação social. Organizada em 4 movimentos que remetem para os 4 elementos (FOGO, ÁGUA, TERRA e AR) de duração igual, no meio do caos e de ruínas, esta narrativa é também a da procura do HOMEM pelo seu par, a MULHER, com quem desenhará os gestos e os passos perfeitos da dança que redime os pecados, cura os males e eleva os espíritos para lá da previsível e trágica condição humana. “Dancem, dancem, dancem, se não estão perdidos.”, gritava continuamente Pina Bausch, pouco antes de morrer.

João Botelho

Ficha Técnica

Com: Nuno Vieira D' Almeida | Joana Gama | João Ricardo | Maria Tengarrinha | Samuel Bjork Fanhais | Ricardo Lameiras; Bailarinos CNB: Africa Sobrino | Andreia Pinto | Anna Blackwell | Isabel Galrica | Henriett Ventura | Christian Schwarm | Miguel Ramalho | Samuel Retortillo | Tom Colin | Xavier Carmo; Coreografia: Paulo Ribeiro | Direção Artística CNB: Luísa Taveira | Imagem: João Ribeiro | Assistente de Imagem: Selene Sousa | Montagem de Vídeo: Edgar Alberto | Som: Francisco Veloso | Direção de Arte: Sílvia Grabowski | Assistente de Decoração: Cypress Cook | Assistente de Guarda-Roupa: Carla Freire | Costureira: Donzília Faria | Caracterização: Sano de Perpessac | Assistente de Maquilhagem: Sara Correira | Chefe-Eletricista: João Aguiar | Chefe-Maquinista: Manuela Ramos | Apoio à Iluminação: Vasco Letria | Montagem: João Braz | Correção de Cor: Nuno Oliveira | Misturas: João Eleutério e Paulo Abelho | Produção: Alexandre Oliveira | Direção de Produção: Pedro Bento | Secretária de Produção: Maria Galhardo | Administradora de Produção: Ana Bordalo
 
Festivais
Festival ao Largo, Largo do Teatro Nacional São Carlos, em Lisboa, Portugal . 23/05/2013
San Francisco Dance film, USA . 01/01/2013
Teatro Camões, Lisboa, Portugal . 24/05/2012

  • La Valse
  • La Valse
  • La Valse
Ar de Filmes

Rua Nova de São Mamede, 35, 4ºesq
1250-172 Lisboa, Portugal

Telefone: +351 213 420 810
Chamada para a rede fixa nacional

Telemóvel: +351 918 570 774
Chamada para rede móvel nacional

Email: ardefilmesgeral@gmail.com

Site: ardefilmes.org

Teatro do Bairro
Institucionais
Redes Sociais

yt

yt