Loading...
Ivone, Princesa de Borgonha
Ivone, Princesa de Borgonha
  • Temporada Lisboa: 21 Março a 8 Abril de 2018
  • Local: Teatro do Bairro
  • Temporada Porto: 11 a 22 Abril de 2018
  • Local: Teatro Nacional São João
Sinopse

A comédia, assim definida pelo autor, que Luísa Costa Gomes traduziu, é uma paródia shakespeariana com uma estrutura dramática clássica. A encenação é de António Pires, que conta com a versátil e excelente actriz Maria João Luís que regressa ao palco do Teatro do Bairro. No elenco, a par dos actores residentes da Companhia do Teatro do Bairro, estão também outros actores convidados, como Marcello Urgeghe , João Barbosa e Nuno Casanovas que, ao longo dos anos, têm integrado pontualmente os espectáculos do encenador , sendo seus cúmplices na linguagem cénica e forma de estar em palco.
“…Feita à maneira de uma tragédia clássica, Ivone tem os seus cinco actos e acaba… enfim, logo verão como acaba. Basta dizer que “bestialidade, selvajaria, idiotice e falta de sentido não param de crescer ao longo de toda a peça”. Como todos os grandes textos, IVONE é também ele, implacavelmente obtuso. Parece encarrilar numa rota de racionalidade delirante em que tudo é necessidade. Quando nos parece que vislumbrámos o sentido da “explicação”, caímos no buraco de outras tantas leituras possíveis. … Que espécie de coisa é esta paródia de tragédia, que parece mais leve do que realmente é, bem mais profunda e complexa do que aparenta ser, talvez num movimento palaciano de dissimulação dos horrores sobre os quais assenta todo o poder…”
Luís Lima Barreto
A acção decorre num tempo indefinido e num reino imaginário. Conta a história de Ivone, uma jovem plebeia insignificante, taciturna e feia, calada e apática, que o filho do rei pretende para sua noiva, mas cuja passividade desperta os mais recônditos impulsos assassinos da corte. O príncipe herdeiro do trono, sofre de fartura. Mimado pelos pais, com uma educação esmerada e com um futuro brilhante, tudo pode ter. Acreditando ser o destino, encalha em Ivone, a aventesma queda e muda, surpreendendo-se a si próprio. Contra o protocolo real, envolve-se com Ivone, decidindo casar com ela, perante a perplexidade dos pais e a troça dos amigos. Ridicularizada pelos cortesãos, e apesar das repetidas tentativas, ninguém consegue fazê-la falar e a tensão vai subindo. Ivone continua muda e o seu silêncio é encarado como uma provocação. Até que se descobrem segredos macabros supostamente bem guardados.

  • Ivone, Princesa de Borgonha
  • Ivone, Princesa de Borgonha
  • Ivone, Princesa de Borgonha
Ficha Técnica

De Witold Gombrowicz; Encenação: António Pires; Tradução: Luísa Costa Gomes; Com: Maria João Luís, Marcello Urgeghe, João Barbosa, Mário Sousa, Alexandra Sargento, Hugo Mestre Amaro, Cláudia Alfaiate, Nuno Casanovas, Francisco Vistas, Carolina Campanela, Cenografia: João Mendes Ribeiro; Figurinos: Luís Mesquita; Adereços: Carla Freire; Caracterização: Ivan Coletti; Luz: Rui Seabra; Assistente de iluminação: Cláudio Marto; Música: Paulo Abelho; Assistente de som: Guilherme Alves; Ilustração : Joana Villaverde; Direcção de Produção: Ivan Coletti; Comunicação: Maria João Moura; Administração de produção: Ana Bordalo; Produtor: Alexandre Oliveira; Produção: Ar de Filmes / Teatro do Bairro; Co-Produção: Teatro Nacional São João; Agradecimentos: Carlos Avilez. 120min . M/12

Ar de Filmes

Rua Nova de São Mamede, 35, 4ºesq
1250-172 Lisboa, Portugal

Telefone: +351 213 420 810
Chamada para a rede fixa nacional

Telemóvel: +351 918 570 774
Chamada para rede móvel nacional

Email: ardefilmesgeral@gmail.com

Site: ardefilmes.org

Teatro do Bairro
Institucionais
Redes Sociais

yt

yt