Loading...
don juan
Don Juan
  • Temporada: 2 a 27 Fevereiro 2022
  • Local: Teatro do Bairro
Sinopse

O tema de Don Juan teve um tratamento diversificado, desde a primeira vez em que surgiu, por volta de 1630, com uma peça de Tirso de Molina (El Burlador de Sevilla y convidado de piedra) até aos nossos dias. A peça de Tirso, apresentando o destino implacável dum homem dissoluto e imoral, incapaz de arrependimento, teve de imediato várias versões em Itália, algumas das quais foram representadas com enorme sucesso no Thêatre des Italiens, em Paris. Foi nelas que Molière se inspirou, para escrever o seu Don Juan, considerada uma das suas obras primas, juntamente com Tartufo e O Misantropo. O carácter religioso e edificante das primeiras versões, sob o espírito do Concílio de Trento, foi substituído em Moliere por um tratamento muito mais “humano” da personagem, que seria adaptado por diversas versões posteriores do mesmo tema, destacando-se o Don Giovanni, de Mozart, com libretto de Lorenzo da Ponte, e diversos grandes textos de autores posteriores, entre os quais podemos referir Hoffman, Pushkin, Gluck e Richard Stauss.
Ao que parece, Molière terá escrito a sua peça como reacção ao mau acolhimento dado a Tartufo, que foi proibido por Luis XIV por pressões eclesiásticas, pondo em contraponto a religiosidade hipócrita da personagem que dá o título àquela obra e um comportamento ostensivamente amoral e irreligioso (quase um “ateu racionalista”) de Don Juan. Há quem aproxime a personagem concebida por Molière do homem nietzschiano, desprovido de valores transcendentes, de natureza prometeica, que julga ter a capacidade de dominar o seu próprio destino. Depois da proibição de Tartufo, e de várias tentativas goradas para ser reposta a sua representação, Molière reage com um texto teórico e com a escrita de Don Juan. Nesse texto (“Premier Placet au roi”), o autor desenvolve a ideia de que o dever da comédia é “corrigir os homens, divertindo-os”, atacar os defeitos do seu século, a começar pela hipocrisia, “um dos vícios mais em voga e um dos mais perigosos”, tema que era nuclear em Tartufo. Don Juan, pelo contrário, despreza a hipocrisia, é escandalosamente directo, não tem consciência moral, é um sedutor infiel, mentiroso, orgulhoso, insolente, pondo em questão os valores da época (honra, casamento, família, religião), ignorando e troçando do castigo divino. Não existe nele arrependimento, mesmo no momento final em que é levado para a morte pela mão da Estátua do Comendador.
Como contraponto a esta personagem, e de certo modo encarnando os valores morais e sociais vigentes na época, temos a personagem de Esganarelo, no fundo um criado característico do teatro clássico, poltrão, interesseiro e guloso, que, nesta peça adquire uma outra dimensão, pela importância que adquire, acompanhando o seu senhor praticamente em todas as cenas, tornando-se numa espécie de alter ego do seu amo, chamando-o à razão, tentado a cada momento que ele se integre na sociedade, lembrando-lhe as hipotéticas consequências da vida que leva.
As outras personagens, D. Elvira, os irmãos dela, o Pai, os camponeses, defendem os valores sociais que regiam a sociedade francesa da época, os nobres caracterizados por uma enorme dignidade, os camponeses com uma divertida rusticidade.
De realçar ainda a elegância e a justeza da linguagem utilizada, a harmonia da composição das frases, fazendo desta comédia um dos exemplos mais marcantes do estilo do classicismo francês.

  • don juan
  • don juan
  • don juan
Ficha Técnica

Texto MOLIÈRE Tradução FÁTIMA FERREIRA e LUÍS LIMA BARRETO Encenação ANTÓNIO PIRES Com CAROLINA CAMPANELA (Elvira), CAROLINA SERRÃO (Carlota, Violette), CATARINA VICENTE (Maturina, Espectro), FRANCISCO VISTAS(Gusmão, Don Carlos), HUGO MESTRE AMARO (Don Alonso, Senhor Domingos), JAIME BAETA (Dom Juan), JOÃO BARBOSA (Esganarelo), LUÍS LIMA BARRETO (Don Luís, Estátua do Comendador), MÁRIO SOUSA (Pedrito, Pobre) Concepção de Cenário ALEXANDRE OLIVEIRA Desenhos e Pinturas de Cenário JACQUELINE DE MONTAIGNE Figurinos LUÍS MESQUITA Desenho de Luz RUI SEABRA Desenho de Som PAULO ABELHO Assistente de Encenação MIGUEL BARTOLOMEU Construção Cenário FÁBIO PAULO Costureira ROSÁRIO BALBI Assistente de figurinos CATARINA VICENTE Operação de Luz JOÃO VELOSO Operação de Som ANTÓNIO OLIVEIRA Direcção de Cena MIGUEL BARTOLOMEU Assistência à Direcção de Cena AFONSO LUZ Bilheteira SOFIA ESTRIGA Ilustração JOANA VILLAVERDE Fotografia de Cena MIGUEL BARTOLOMEU Spot de Video TIAGO INUIT Direcção de Produção: IVAN COLLETI; Coordenação de Produção: FEDERICA FIASCA Administração de Produção ANA BORDALO Comunicação MARIA JOÃO MOURA Produtor ALEXANDRE OLIVEIRA Co-Produção TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE Produção AR DE FILMES / TEATRO DO BAIRRO. M/12 . 90 min (aprox.)

Ar de Filmes

Rua Nova de São Mamede, 35, 4ºesq
1250-172 Lisboa, Portugal

Telefone: +351 213 420 810
Chamada para a rede fixa nacional

Telemóvel: +351 918 570 774
Chamada para rede móvel nacional

Email: ardefilmesgeral@gmail.com

Site: ardefilmes.org

Teatro do Bairro
Institucionais
Redes Sociais

yt

yt